Ativação Digital e Gestão de Redes Sociais
De forma mais simples possível, esta apresentação serve para tirar possíveis dúvidas e mostrar o potencial da gestão profissional de uma marca nas Redes Sociais.O objetivo principal é este documento servir de exemplo para a possível identidade que a marca deverá ter para com as redes sociais, bem como sua linguagem, postura, fortalecer relacionamentos, e definição da melhor estratégia na internet.
A seguir você conhecerá e deverá trabalhar alguns pontos importantes para sua marca se relacionar melhor e mais eficiente numa comunicação virtual.
Obrigado!
Dyogo da Costa.
1.0 Postura
2.0 Conteúdo
2.1 Propostas da marca
3.0 Estratégias Redes Sociais
4.0 Periodicidade
5.0 Acompanhamento
6.0 Relatórios
7.0 Considerações Finais
1.0 Postura.
Uma postura é muito importante para sua marca começar se relacionar e gerar seguidores.Como minha empresa quer ser vista pelas pessoas.
Quais seus pontos fortes.
Quais pontos fracos ela possui e deverei melhorar.
Como a história da empresa é importante pra mim e para as pessoas
Que tipo de produtos e serviços são mais importantes para a empresa. (Cite no máximo 3 propostas mais importantes, e cada uma deve ter no máximo 3 subitens ou exemplos).
2.0 Conteúdo.
Utilizando as informações já levantadas, da postura, será mais fácil começar a gerar o conteúdo da empresa.Sobre a empresa:
História da empresa - Qual a história da empresa e o quão importante ela é para as pessoas. Conquistas, Produtos, Desafios, Clientes;
Clientes – Quem são eles, para quem é destinado os
produtos e serviços, como mudou a vida deles, qual o relacionamento deles com a marca.
Empreendedorismo – Se tem fábrica e lojas, onde estão, a importância deles, qual a possível relação e criação de valores relacionado ao produto/serviço. Quais planos para o futuro; Bem como ter novas lojas, fábricas ou não. Entre outros.
Sobre o proprietário:
História pessoal - Qual sua história e o quão importante ela é pra ela e para as pessoas. Conquistas, Formações, Desafios, Hobbies, Esportes;
Família - Origens, orgulho, humildade, enaltecer conquistas, simpatia.
Aspirações familiares – Se tem família própria, filhos, se tem planos para eles; Bem como ter filhos ou não. Quanto tempo é casado(a). Entre outros.
Profissionalismo – Empresas que possui/trabalhou (A importância delas e da história delas).
Qual a importância da Carreira para sua vida, para sua Postura e para suas Propostas. Onde atua hoje. Onde atuou (pequenos resumos para futuros temas e geração de conteúdo).
Amigos;
Ações Sociais;
Trabalhos Voluntários;
Experiências;
Curiosidades;
Assuntos Pertinentes;
3.1 Propostas da marca.
Propostas interessantes. (No máximo 3 subitens/exemplos para cada proposta interessante da marca)Quais áreas a empresa domina, tem facilidade e convívio, se possui influência e como vai implantá-las. (No máximo 3 áreas com até 3 subitens/exemplos para cada)
Porque estas propostas são importantes;
Como estas propostas vão mudar a vida das pessoas;
Como as pessoas podem melhorar as propostas;
3.0 Estratégia Redes Sociais.
A importância de uma rede social está diretamente fundamentada nas ligações que existem entre seus amigos, sócios, familiares, funcionários, entre outros personagens, e as relações estabelecidas entre eles. Numa troca de valores, sejam eles, através de um diálogo, pesquisa, comércio, política, estudos, lazer e toda e qualquer afinidade entre as partes. Essa troca é recíproca e catalisador da interação e envolvimento, caso contrário, deixa de existir o atributo fundamental para geração de relacionamento numa rede social.Para entrar e fazer parte de uma rede social (virtual inclusive) é preciso dançar conforme a música.
Para isso, é preciso, pelo menos, usar duas abordagens:
A primeira será toda participação em redes sociais tendo o foco na apresentação da empresa, todo conteúdo possível, que seja relevante e pertinente, como sua história, seu relacionamento com clientes, postura profissional e de negócios. Com foco, sobretudo nos produtos e serviços da empresa. Uma gestão diária para consolidar uma identidade convincente, envolvente e interativa.
A segunda, e mais ousada, será disponibilizar e destinar esse conteúdo para os clientes, fornecedores, amigos, familiares, patrocinadores, apoiadores e simpatizantes. Um canal de informação para as pessoas mais participativas que trabalham na empresa ou para a empresa.
Esta segunda será a mais interessante abordagem dentro e fora das redes sociais. Isso porque as redes sociais digitais têm o intuito de relacionamento e que algo só funciona nesse ambiente quando vem endossado por um amigo ou conhecido. Ou seja, se alguém do meu convívio colocar a mão no fogo por este produto, possivelmente posso ter inclinação por este. Não por causa do produto, mas porque um amigo meu chancela essa pessoa e eu acredito em meu amigo. Essa prerrogativa será o foco para uma estratégia de fidelização, para evangelizar, e criar os advogados que defenderão a marca.
O principal fator de uma campanha de marketing digital de sucesso é ter como objetivo a capacidade de mudar a vida das pessoas para melhor. Seja este fator através de palavras, vídeos, imagens, campanhas, ações, ou toda e qualquer iniciativa, apoio ou patrocínio. Esse objetivo principal norteará toda sua participação principalmente nas redes sociais.
A empresa tem que pensar numa única proposta, o carro-chefe, que modificará a vida das pessoas. E, então, vamos utilizar desta ideia para convencer e atrair a atenção das pessoas.
Para extrair o máximo do potencial desta estratégia de comunicação, deverão ser utilizados:
Facebook. (www.facebook.com) Poderá ser o carro-chefe com conteúdos do Blogue que será criado. Rede social mais influente no Brasil e no mundo da atualidade. Dentro do Facebook existe a possibilidade de criar páginas específicas para a campanha. Possui ferramentas comerciais para publicação de anúncios da empresa no Facebook a partir de 1.000(mil) exibições/dia por volta de R$1,00 CPM (Um real o Custo por Mil Exibições)
Twitter. (www.twitter.com.br) O micro blog mais famoso e importante do segmento, ajudará na viralização de todo o conteúdo que será publicado. Além de proporcionar contato imediato e atualizações ao vivo com base nos acontecimentos do varejo.
YouTube. (www.youtube.com.br) Esta mídia social é um canal para publicação de vídeos da marca, da loja, bem como depoimentos dos clientes, propagandas, ações sociais, reuniões, festas, apresentações, todo e qualquer vídeo ao alcance da empresa que achar importante. Além da mídia vídeo ser muito consumida(segundo maior motivo de buscas da internet no mundo), é extremamente útil na indexação* de conteúdo e relação com palavras chave benéficas para a empresa.
Blogue. (www.wordpress.com.br) A melhor forma de expor conteúdo na internet e que possui ferramentas que conectam todas as redes e mídia social possível. Wordpress em especial porque é o mais completo e confiável. Disponibiliza modelos de sites prontos.
Não utilizaremos o Orkut para deixar clara a proposta de uma empresa atualizada, ou de novas ideias. Tendo em vista, principalmente, o desuso desta ferramenta pelos seus adeptos ao longo dos últimos 12 meses, principalmete a descontinuação para prestigiar o G+(Google Plus). Porém, essa rede poderá ser monitorada para trazer insights de quem ainda atua na rede.
Ao todo serão Quatro formas de relacionamento virtual. Estes 4 canais possuem diferentes linguagens, abordagens e usos específicos.
4.0 Periodicidade.
Movimentar as redes sociais de forma organizada, clara, constante, gera muito valor. Principalmente para disponibilizar informações sempre atualizadas, importantes, confiáveis.Ao todo serão Quatro formas de relacionamento virtual. Estes 4 canais possuem diferentes linguagens, abordagens e usos específicos.
Facebook: Mínimo 3 interações oficiais ao dia. Com direito a réplica e tréplica dos comentários gerados. Ainda possibilidade de interagir com a opção, que é disponibilizada pela rede social, de “Curtir” respostas de terceiros.
Twitter: Mínimo 3 interações oficiais ao dia das redes sociais. Poderá ser habilitada uma opção para o responsável enviar mensagens de textos do seu celular, sempre que achar necessário. Com direito a réplica e tréplica de menções geradas. Criação de movimentos para a campanha. Exemplo: #ProdutoXéShow!
Youtube: Todos os vídeos disponíveis estarão num Canal da empresa nesta mídia social voltada para compartilhamento de vídeos.
Blogue: Passível de escolha pode ser mensal, quinzenal, semanal ou diário. Dependerá da capacidade de criação de conteúdo e geração de textos que será disponibilizado pela empresa e/ou sua equipe. Ideal ainda, estipular o dia da publicação durante o mês ou durante a semana. Para treinar fiéis leitores.
Somando as interações oficiais diárias do Facebook e Twitter com réplicas e tréplicas serão no mínimo 84 (Oitenta e quatro) por semana.
Serão utilizadas ferramentas de monitoramento como Google, Google Alerts, GPlus, Google Analytics, Hootsuite, Wordpress, What the trend, Twet Alerts, Page Rank Cheeker, entre muitos outros que se mostrarem também eficientes.
Um relatório básico poderá/deverá ser feito diariamente, a cada 3 dias, 1 vez por semana, ou até mensalmente, de acordo com a necessidade. Um relatório com o máximo de informações mostrará quando, como e porque tomar atitudes como continuar ou cancelar campanhas, saber a força das interações e relacionamentos com os clientes. Toda e qualquer forma de mensuração valerá muito para a empresa. Única forma dela ter controle real de sua situação na internet.
Formatos de mensurações:
Impactos / visualizações (diárias, semanais, mensais);
Quantidade e, também, a qualidade das interações geradas;
Novos relacionamentos criados;
Dúvidas / Perguntas e respostas;
Opções Curtir e Plus +1;
Compartilhamentos;
Retwittes;
Menções, FF’s, DM’s
Comentários;
Quantidade de conversas;
Compras, Aluguéis, Test drives, entre outros.
O mais importante no relatório não será mostrar números, mas os resultados. Toda construção de influência e nível de abrangência que os seguidores podem gerar, disseminando o conteúdo proposto.
Ainda deverá ser levado em consideração toda e qualquer forma de mensuração aqui não mencionada.
Estes são alguns apontamentos, que eu compartilho, necessários para começar e gerenciar de forma substancial conversas e relacionamentos nas redes sociais.
Esta proposta de levar a empresa para redes sociais poderá mudar a compra dos clientes, e o carinho delas para com a marca, principalmente se influenciado por uma pessoa do círculo de influencia. E para o cliente que já comprou seus produtos, o fato da empresa estar nas redes sociais, fará toda a diferença. Usaremos destas ferramentas para fidelizá-lo, evangelizá-lo, torná-lo nosso advogado, e a partir disto, ele gerar novas compras.
Obrigado!
Atenciosamente,
Dyogo da Costa
contato@dyogo.com
48 9622-2975.
5.0 Acompanhamento.
Cuidar para que nada fuja do controle. Em torno de 6 horas por dia, divididos no período matutino, vespertino, que poderão ser estendidas de acordo com a necessidade.Serão utilizadas ferramentas de monitoramento como Google, Google Alerts, GPlus, Google Analytics, Hootsuite, Wordpress, What the trend, Twet Alerts, Page Rank Cheeker, entre muitos outros que se mostrarem também eficientes.
6.0 Relatórios.
Os relatórios formalizarão todo o acompanhamento e monitoramento das redes sociais.Um relatório básico poderá/deverá ser feito diariamente, a cada 3 dias, 1 vez por semana, ou até mensalmente, de acordo com a necessidade. Um relatório com o máximo de informações mostrará quando, como e porque tomar atitudes como continuar ou cancelar campanhas, saber a força das interações e relacionamentos com os clientes. Toda e qualquer forma de mensuração valerá muito para a empresa. Única forma dela ter controle real de sua situação na internet.
Formatos de mensurações:
Impactos / visualizações (diárias, semanais, mensais);
Quantidade e, também, a qualidade das interações geradas;
Novos relacionamentos criados;
Dúvidas / Perguntas e respostas;
Opções Curtir e Plus +1;
Compartilhamentos;
Retwittes;
Menções, FF’s, DM’s
Comentários;
Quantidade de conversas;
Compras, Aluguéis, Test drives, entre outros.
O mais importante no relatório não será mostrar números, mas os resultados. Toda construção de influência e nível de abrangência que os seguidores podem gerar, disseminando o conteúdo proposto.
Ainda deverá ser levado em consideração toda e qualquer forma de mensuração aqui não mencionada.
7.0 Considerações Finais.
Estes são alguns apontamentos, que eu compartilho, necessários para começar e gerenciar de forma substancial conversas e relacionamentos nas redes sociais. Esta proposta de levar a empresa para redes sociais poderá mudar a compra dos clientes, e o carinho delas para com a marca, principalmente se influenciado por uma pessoa do círculo de influencia. E para o cliente que já comprou seus produtos, o fato da empresa estar nas redes sociais, fará toda a diferença. Usaremos destas ferramentas para fidelizá-lo, evangelizá-lo, torná-lo nosso advogado, e a partir disto, ele gerar novas compras.
Obrigado!
Atenciosamente,
Dyogo da Costa
contato@dyogo.com
48 9622-2975.
Nenhum comentário:
Postar um comentário